Pesquisas Coletivas

a) Ensino de História e Jogos Eletrônicos: Um Experimento.

O uso de jogos eletrônicos para entretenimento por parte dos adolescentes é uma realidade cada vez mais abrangente no Brasil. Invariavelmente, o professor de História se depara, em sala de aula, com alusões, por parte dos alunos, a jogos ou cenas de jogos relacionadas aos temas da disciplina. Para os docentes não familiarizados com a “cultura gamer”, perde-se a possibilidade de um estudo atrativo e, ao mesmo tempo, crítico daquela temática a partir da problematização do jogo, como um produto do seu tempo, ou seja, como fonte. Assim como um filme ou um romance histórico, muitos jogos se utilizam de um “pano de fundo” histórico para a construção de sua narrativa (como os jogos da série Assassins Creed, produzidos pela empresa francesa Ubisoft Entertainment S.A.). Alguns deles, inclusive, geraram acalorados debates entre historiadores, políticos e a sociedade em geral, pela forma particular pela qual se construiu a narrativa sobre determinado evento de importância crucial para o presente. A atividade aqui proposta pretende desenvolver estratégias de utilização de tais jogos para o estudo da história em sala de aula.

b) Catálogo do Acervo do Núcleo de Documentação Histórica “Honório de Souza Carneiro”: Documentação do IAJES e TRT/MS.

Existem poucos cursos de licenciatura em História no país que possuem centros de documentação anexos, que permitem aos futuros professores/pesquisadores em História o trato com fontes, a matéria-prima do conhecimento desta área. Um deles é o Curso de História da UFMS/CPTL. O Núcleo de Documentação Histórica “Honório de Souza Carneiro” (NDH), além de possibilitar esse aspecto prático da formação do historiador, é de suma importância para a história da cidade e da região de Três Lagoas, pelo conteúdo dos documentos que guarda. Única instituição dessa natureza na região do Bolsão Sul-mato-grossense, o Núcleo, ao longo de sua história, tem fomentado problemáticas de pesquisa regional, especialmente relacionadas ao mundo do trabalho e das lutas sociais e políticas locais. Com isso, o trato com a documentação do NDH tem levado à produção de uma história regional acadêmica próxima às pessoas “de carne e osso”, à sociedade local e seus atores, prestando, portanto, um trabalho também no âmbito da extensão acadêmica. É papel do Curso de História, a guarda, catalogação e disponibilização do acervo à comunidade, tanto acadêmica, quanto geral. Como não possui técnicos próprios, o NDH tem funcionado através de acadêmicos voluntários, mas especialmente dos trabalhos do PET História, desde a criação deste último. Em função do tamanho do acervo e do constante recebimento de acervos pessoais, advindos de doações, o PET tem trabalhado intensamente na catalogação, digitalização e disponibilização dos materiais, trabalho que será feito de forma contínua nos próximos anos.

c) Cartas de Guerra: Uma análise do acervo do Pracinha Petrôneo Rebuá Alves Corrêa.

Recentemente o Núcleo de Documentação Histórica “Honório de Souza Carneiro” recebeu o acervo pessoal do soldado sul-mato-grossense da Força Expedicionária Brasileira Petrôneo Rebuá Alves Corrêa. Material ainda intocado por pesquisadores, as cartas do soldado, enviadas do front para o Brasil, fazem parte de uma das partes mais ricas do acervo. Pretende-se aqui trabalhar sobre tal material de forma a permitir pesquisas futuras ainda dentro do PET.

d) Catalogação do periódico “Monitor Integralista” (1933-1937).

O jornal “Monitor Integralista” foi uma publicação do partido/movimento Ação Integralista Brasileira, um movimento fascista de grande projeção nacional que funcionou no país entre 1932 e 1937. O Monitor era uma espécie de Boletim de Serviço do partido, contendo todos atos oficiais da chefia. Uma cópia digitalizada do jornal foi adquirida pelo Tutor junto ao Arquivo Histórico Municipal de Rio Claro/SP. De posse de tal material, os(as) alunos(as) no PET farão a catalogação página a página de todas as matérias, incluindo uma pequena sinopse.

e) “Campus Histórico”: Boletim informativo do PET-História “Conexões de Saberes, CPTL/UFMS.

Campus Históricos é nome do Boletim Informativo do PET/História da UFMS/CPTL, destinado à comunidade acadêmica, que está no seu sexto ano de publicação. Veicula-se nele informações de interesse dos estudantes e professores da área de História, como publicações de livros e artigos, a realização de eventos científicos e culturais tanto na área da História como em áreas afins. Além da divulgação impressa, o Boletim também é enviado em mala-direta via endereço eletrônico cadastrado e postado na página do Grupo na internet. Em 2017, o boletim será remodelado e a ênfase na divulgação recairá sobre as redes sociais, especialmente o Facebook. Além disso, será distribuído por meio de correio eletrônico aos professores da rede de ensino (público e privado), como forma de aproximar os professores das atividades do PET.

f) WEB Visita Histórica: Pesquisa e publicação multidimensional sobre pontos históricos de Três Lagoas (AP).

A cidade de Três Lagoas abriga diversas localidades consideradas de importância histórica, tanto no que diz respeito à importância institucional, quanto ao valor socialmente atribuído pelas pessoas comuns. Muitas dessas localidades estão abandonadas e sem visibilidade, uma vez que, mesmo localmente, se desconhece seu valor histórico. A presente ação, de longo prazo, pretende mapear essas localidades e desenvolver mecanismo virtuais para conhecimento, com intuito de incentivar a preservação do patrimônio material da cidade. Para 2017, propõe-se que a pesquisa se volte para o Cemitério do Soldado, local que abre inúmeras possibilidades de análises em história política, social e cultural.

g) Intolerância na História: Passado e Presente.

Um dos temas recorrentes no estudo crítico do passado são as práticas humanas de intolerância e exclusão do outro. Longe de ser uma realidade presa ao passado (como se as ideias de tolerância e de direitos humanos fossem apenas um gráfico ascendente), temos assistido diariamente, no plano local e nacional, inúmeras práticas de violência, fundamentadas na exclusão do outro e, obviamente, na eleição de sujeitos normativos ideais (ideia cerne do fascismo). Pretende-se intervir nessa realidade atuando no âmbito das escolas, a partir de palestras sobre temas do passado, apresentação de dados do presente e reflexões sobre a sociedade que queremos. A atividade também propõe

h) Acompanhamento dos ingressos e egressos do curso de História.

Conforme foi feito nos anos de 2011 a 2015, o grupo PET pretende dar continuidade, de forma permanente, no levantamento de dados estatísticos sobre a evasão no Curso de História com objetivo de analisar os motivos pelos quais as pessoas ingressas no Curso venham a deixá-lo. Pretende-se constatar os eventuais motivos de desistências por meio de um questionário a ser preenchido pelo desistente. O conhecimento destes motivos de desistência visa possibilitar a busca de meios que permitam a melhoria do Curso e, consequentemente, a diminuição desse fenômeno. Em 2015, iniciou-se, também, o acompanhamento do ingresso, desde o primeiro dia, aplicando questionário para sondar as determinantes que levaram à escolha do Curso, e também dos egressos, para conhecer a contribuição do Curso na formação, trabalhos que serão aqui mantidos.