Caixa de Histórias
Um dos principais desafios das licenciaturas em História, atualmente, é promover uma maior integração entre os profissionais da Universidade e aqueles da escola, favorecendo tanto a circulação do conhecimento produzido no âmbito acadêmico, quanto o atendimento das demandas trazidas pelos docentes em serviço. Os esforços empreendidos por órgãos governamentais e não governamentais de formação continuada de professores e de atualização do material didático, especialmente o livro didático, ainda são insuficientes para dar conta da diversidade historiográfica e metodológica produzida na academia. É parte fundamental no PET formar um grupo de docentes e discentes que elaborem projetos e desenvolvam ações que resultem na construção de recursos didáticos de trabalho com fontes primárias em sala de aula, a partir da realidade local dos professores e estudantes.
Do trabalho de organização da “Caixa de Histórias” – um conjunto de fontes escritas, iconográficas, audiovisuais e da cultura material representativo da história local e regional, como, por exemplo: jornal “O barrageiro”, fichas funcionais dos trabalhadores da ferrovia, fotografias, entrevistas, boletins informativos, cadernos de formação dos movimentos sociais, dentre outras –, deverá resultar, em longo prazo, a edição de material didático sobre a história regional, e suas interrelações com o nacional e o internacional, contribuindo para a transformação das práticas de ensino de História na sala de aula, ainda muito calcadas no paradigma da transmissão de conhecimento. Além disso, espera-se contribuir com materiais que possam suprir a carência de recursos didáticos que ofereçam possibilidades de trabalho na vertente da história regional, inserida nos currículos escolares do estado de Mato Grosso do Sul.
_______________________________________________________________________________________
Suporte didático para os(as) estagiários(as) e professores(as) de História do ensino fundamental e médio.
Professor(a), primeiramente se atente em APRESENTAÇÃO, leia as fichas de “I – Apresentação”, “II – Sumário” e “III – Orientação.
Após desenvolver a atividade, avalie o nosso trabalho na ficha AVALIAÇÃO e encaminhe para o e-mail ndh.cptl@ufms.br, ou entre em contato conosco.
APRESENTAÇÂO:
FICHAS:
Ficha 01 Ficha 02 Ficha 03 Ficha 04 Ficha 05 Ficha 06
Ficha 07 Ficha 08 Ficha 09 Ficha 10 Ficha 11 Ficha 12
Ficha 13 Ficha 14 Ficha 15 Ficha 16 Ficha 17 Ficha 18
Ficha 19 Ficha 20 Ficha 21 Ficha 22 Ficha 23 Ficha 24
IMAGENS:
Imagem 01 Imagem 02 Imagem 03 Imagem 04
AVALIAÇÃO: