Caixa de Histórias

Um dos principais desafios das licenciaturas em História, atualmente, é promover uma maior integração entre os profissionais da Universidade e aqueles da escola, favorecendo tanto a circulação do conhecimento produzido no âmbito acadêmico, quanto o atendimento das demandas trazidas pelos docentes em serviço. Os esforços empreendidos por órgãos governamentais e não governamentais de formação continuada de professores e de atualização do material didático, especialmente o livro didático, ainda são insuficientes para dar conta da diversidade historiográfica e metodológica produzida na academia. É parte fundamental no PET formar um grupo de docentes e discentes que elaborem projetos e desenvolvam ações que resultem na construção de recursos didáticos de trabalho com fontes primárias em sala de aula, a partir da realidade local dos professores e estudantes.

Do trabalho de organização da “Caixa de Histórias” – um conjunto de fontes escritas, iconográficas, audiovisuais e da cultura material representativo da história local e regional, como, por exemplo: jornal “O barrageiro”, fichas funcionais dos trabalhadores da ferrovia, fotografias, entrevistas, boletins informativos, cadernos de formação dos movimentos sociais, dentre outras –, deverá resultar, em longo prazo, a edição de material didático sobre a história regional, e suas interrelações com o nacional e o internacional, contribuindo para a transformação das práticas de ensino de História na sala de aula, ainda muito calcadas no paradigma da transmissão de conhecimento. Além disso, espera-se contribuir com materiais que possam suprir a carência de recursos didáticos que ofereçam possibilidades de trabalho na vertente da história regional, inserida nos currículos escolares do estado de Mato Grosso do Sul.

_______________________________________________________________________________________

Suporte didático para os(as) estagiários(as) e professores(as) de História do ensino fundamental e médio.

Professor(a), primeiramente se atente em APRESENTAÇÃO, leia as fichas de “I – Apresentação”, “II – Sumário” e “III – Orientação.

Após desenvolver a atividade, avalie o nosso trabalho na ficha AVALIAÇÃO e encaminhe para o e-mail ndh.cptl@ufms.br, ou entre em contato conosco.

APRESENTAÇÂO:

I – Apresentação

II – Sumário

III – Orientação

FICHAS:

Ficha 01   Ficha 02   Ficha 03   Ficha 04   Ficha 05   Ficha 06

Ficha 07   Ficha 08   Ficha 09   Ficha 10   Ficha 11   Ficha 12

Ficha 13   Ficha 14   Ficha 15   Ficha 16   Ficha 17   Ficha 18

Ficha 19   Ficha 20   Ficha 21   Ficha 22   Ficha 23   Ficha 24

Ficha 25   Ficha 26

IMAGENS:

Imagem 01   Imagem 02   Imagem 03   Imagem 04

Imagem 05   Imagem 06   Imagem 07

AVALIAÇÃO:

Ficha de Avaliação do (a) Professor (a)